guloseimas

guloseimas

Há crianças que não se interessam por doces, dizem. Não é o caso da Gabriela. Adora todo o tipo de guloseimas e o favorito é o gelado. Qualquer gelado. E se tiver morango e pepitas de chocolate é perfeito. Mas não, não come gelado a toda a hora como gostaria. Para saciar o seu apetite por doces fomos encontrando alternativas mais saudáveis.

As ameixas secas são as preferidas e as passas de uva as que têm mais saída. Além destas, vamos esperando que o tempo nos ofereça as mais cobiçadas frutas da época. Morangos, mirtilos (que tenho de acautelar senão come a caixa inteira de uma só vez), kiwis, cerejas, tomate capucho

Vamos adiando os doces gratuitos, barras de chocolate, rebuçados, gomas, etc etc, enquanto pudermos. Sei que já os provou, até porque não está sempre connosco, e ainda bem porque as excepções à regra são bem vindas, mas em casa para já não entram. Os bolos, gelados, crepes, leite-cremes e outros já são mais que suficientes (de preferência feitos em casa e com pouco açúcar).

Fora isto, a-d-o-r-a pão. A qualquer hora e em qualquer lugar, simples ou acompanhado.

...

O Gil completou ontem 9 meses e o seu apetite também começa a ficar exigente. Já não devora qualquer sopa que lhe ponham na frente. Embora continue a comer muito bem, revela preferência por sabores novos e com pedacinhos para mastigar, e quando a comida se torna muito repetitiva começa a torcer o nariz ao fim de meia dúzia de colheres.

Agora preparo-lhe purés para acompanhar a sopa. Na imagem um de batata doce, o outro de courgete com coentros frescos picados (para juntar no final, sem cozer). Também gosta dos de cenoura e de abóbora. De preferência esmagados com um garfo ou passador, e não com a varinha mágica, para ficarem com alguns grumos. Agora é começar a variar, juntar alho e outras ervas, para que se comece a habituar a diferentes paladares.

Advertisements