os dois

brincar a dois

‘A Gabiela não vai pá ‘cola?’ [pergunta de todas as manhãs]. – ‘Sim, hoje é segunda-feira, os meninos têm de ir para a escola, o pai e a mãe têm de ir trabalhar.’

‘Os dois’ – ‘Quais dois?’ – ‘O Gil e a Gabiela’ – ‘O Gil não pode ir à escola, ele ainda não sabe andar’ – ‘A Gabiela pega ao colo’ …

Claro, como é que não pensei nisso antes!

Ela anseia pelo momento em que começarão a ir os dois juntos para a escola. Tem um orgulho imenso no irmão e gosta de o ter por perto, com todas as brigas de irmãos a que isso dá direito. Mas para já ainda não tem autonomia suficiente. A escola funciona com idades mistas – dos 0 aos 5 – o que implica que ele já se consiga desembaraçar sozinho numa série de coisas. Pelo menos eu prefiro assim. Ela também começou a ir para a escola já com os 11 meses quase 12. E ele irá pelo mesmo caminho. Já gatinha pela casa toda. Já se põe bem de pé e começa a largar as mãos para experimentar o equilíbrio. Já tentou passar de um lado a outro sem mãos. Anda a treinar. É afoito mas cuidadoso. Qualquer dia, qualquer dia…

Advertisements