Sacos de(sa)gradáveis

Cá em casa tentamos ter uma vida o mais sustentável possível. Uma das grandes questões é a dos plásticos. Embalagens, sacos, continuam a ser um grande obstáculo. É certo que é facil substituir os sacos das compras por sacos de pano ou reutilizáveis. Mas a questão do lixo permanece. Continuo à procura de sacos de lixo biodegradáveis, feitos de materiais verdadeiramente compostáveis, e que não demorem dezenas de anos a decompor-se. E que não custem o orçamento todo da casa.

Poucas vezes vou ao continente, mas sempre me suscitou curiosidade não terem aderido aos sacos de compras não gratuitos, como a grande maioria dos hipermercados, sensibilizando e responsabilizando os consumidores para uma utilização consciente dos sacos de plástico. Pelo contrário, sempre que lá vou dou comigo a dizer “Pode pôr tudo junto no mesmo saco”, pois são os funcionários que ensacam os produtos e fazem-no deixando cerca de metade do saco vazio. A minha curiosidade aumentou quando me apercebi que os sacos se apregoam em letras grandes como “degradáveis”. Além disso, na procura por sacos de lixo biodegradáveis, encontrei os sacos eco-continente ditos degradáveis, que referem ser totalmente degradáveis se deixados expostos às forças da natureza, mas que de eco têm muito pouco.

Uma breve pesquisa na net rapidamente nos elucida  acerca desta tecnologia oxo-biodegradável, muito pouco agradável e que pode mesmo ser bastante poluente.

Fico muito irritada com a forma astuciosa e enganadora como os termos eco, bio, degradável, entre outros, vão sendo usados pelas empresas para vender mais e melhor. E lamento que uma empresa tão influente como o Continente não assuma uma atitude de responsabilização e educação do consumidor.

Encontrei sacos biodegradáveis  e compostáveis, feitos de amido de milho aqui, com um preço aceitável. Mas ainda estou à espera de uma resposta acerca do envio para portugal. E também de saber se são ou não feitos à base de milho transgénico.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s