Sumos verdes pela manhã

sumos da manhã

Inspirada nas ideias deliciosas da Ana, esta manhã abolimos os “leites” e preparei um sumo “verde” (que ficou castanho), e que eles devoraram. Porque me parece que a fruta e os legumes se adequam mais a uma manhã bem enérgica.

Este sumo levou meia dúzia de morangos, meia meloa, uma mão cheia de espinafres e um pouco de sumo de uva bio (100% sumo) para amaciar a consistência. Digam-me lá o que é que há no leite que este batido não tenha?

Aqui em casa estamos a abolir a maioria dos lácteos há alguns meses. Com duas crianças com tendência para otites, tosses e outros estados que fazem desconfiar sobre algumas alergias, com dois pais intolerantes ao leite de vaca, achamos que está na hora de deixar os hábitos impostos socialmente. Em substituição, temos usado leites de soja e arroz, mas começamos a achar que o importante é a diversidade. E como também desconfio da utilização massiva de soja na alimentação, há que encontrar alternativas. E a verdade é que os legumes, frutas e cereais integrais têm tudo, incluindo o cálcio, o ferro e as proteínas tão aclamadas pelos produtores de leite. Portanto, agora é só uma questão de encontrar receitas diversificadas para muitos sumos verdes. O verão está à porta, a época é de fruta, de muita fruta.

Qualquer dia, com mais tempo, venho aqui falar sobre o azeite no pão e os lanches, que cá em casa sempre foram “Nestlé free”, à base de muesli integral e livre de açúcar – nunca precisei de dar papas aos meus filhos. E não foi uma questão de esforço. Surgiu naturalmente. Mas isso é tema para outro post.

Advertisements

4 thoughts on “Sumos verdes pela manhã

  1. Que delícia esse sumo!!! hmmm…. tenho para aqui uma meloa e uns morangos… Nós aqui em casa usamos e abusamos pois realmente é tão nutritivo, saciante, fresco e tão leve! Viva o tempo quente e a abundância de coisinhas boas nas nossas liquidificadoras! :)

  2. Achei muito interessante e fiquei cheia de curiosidade para ler o próximo tema, pois sinto a mesma preocupação, a de diversificar a alimentação das crianças e torná-la mais saudável. :)

  3. Pingback: pequeno almoço – breakfast | passinho a passinho

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s