lã de ovelha – sheep wool

pêlo de ovelha

lã

(scroll down for english)

Aqui na vizinhança vende-se lã de ovelhas criadas em modo de produção biológica. Do plano à prática foram-se passando meses, mas finalmente adquiri um saco, com uns três ou quatro quilos de lã para experimentar. Já comecei a lavá-la, um bocadinho de cada vez, pois cada pedaço de lã requer muitas passagem por água, até ficar completamente limpa e sem cheiro.

Arranjei um pedaço de rede de um mosquiteiro que estava estragado, que facilita bastante o processo de enxaguar, escorrer a água, e até estender a lã a secar. Agora só me falta encontrar um par de cardas manuais para terminar o processo. No final conto poder usar esta lã para fazer enchimentos de almofadas, bonecos, e o que mais me lembre.

Quanto às cardas, tem sido um mistério para mim. Não encontro ninguém que as venda em Portugal. Tudo o que encontrei à venda teria de vir dos Estados Unidos ou Reino unido. Os blogues, lindos, de uma mão cheia de gente que se vai dedicando a estas lides, também referem quase todos a utilização de cardas importadas. Estou curiosa, como se cardava a lã em Portugal antes do Ebay?

Here in the neighborhood there’s sheep wool, from organic production, for sale. There’s been a few months since I started to plan this, but I finally bought a sac, with three or four kg of wool, so I can give it a try. I’ve started to wash it, a little at a time, because each piece of wool requires many washing and rinsing, until it is clean and odorless.

I’m using a piece of gauze (from a damaged mosquito net) that makes it easier for the process of rinsing, dripping water, and even hang the wool to dry. Now I just need to find a pair of hand carders to complete the process . In the end I hope to use this wool to make fillings for pillows, dolls , and so on.
As for carders, it’s been a mystery to me. I can not find it for sale in Portugal. All I found would have to come from the United States or United Kingdom. Most blogs, very beautiful ones, of a handful of people who dedicated to these labors, also refer the use of imported carders. I am curious, how was it that the wool was carded in Portugal before Ebay?

pêlo de ovelha

5 thoughts on “lã de ovelha – sheep wool

  1. Olá Marta,
    Descobri agora este blog e gostei logo destes primeiros (últimos) posts!
    Também tenho alguma curiosidade sobre o processo da lã e até já aprendi a fiar em fuso de suspensão!
    Tenho um saco de lã para trabalhar e comprei as cardas cá em Portugal, daí este meu comentário. Há umas meninas muito simpáticas que vendem: http://meadadobada.blogspot.pt/,
    Beijinhos

    • Olá Carla!
      Muito obrigada pela visita e pelo feedback com informações preciosas. Esta é uma das razões porque gosto tanto de escrever este blog. Encontrar outras pessoas que partilham comigo curiosidade e interesses e que se dão ao trabalho de ler os meus pensamentos. Vou explorar o link :D
      Beijinhos

  2. Pingback: 120: Perspectives – From City Life to City Laugh. | Almofate's Likes

    • Obrigada Ju. Entretanto afastei-me um pouco da ideia de cardar. Experimentei com uma roda de cardar. Foi uma experiência muito interessante e fiz algumas almofadas e bonecos para os meus filhos. Mas percebi que não tenho (de momento) o tempo para que tal tarefa necessita. Além de, aqui no alentejo, não ter próximo nenhum sítio onde possa lavar a lã com água abundante. E gastar água da torneira no verão dá-me um tremendo peso de consciência… Mas penso voltar a cardar um dia.

Leave a Reply

