fractais e outros rabiscos

DSC_8126 fractais

Em cima: almofadas-balão

Em baixo: fractais

Eu tenho o instinto de não conduzir o desenvolvimento dos meus filhos nos que diz respeito ao desenho. Fico tão fascinada com os seus trabalhos espontâneos e a facilidade com que rabiscam sem pensar, despreocupados, que sinto que não devo interferir. Por vezes ela pede-me que a ensine a desenhar determinado objecto e eu ajudo. Mas tento sempre que faça por si. Não me dedico a ensinar a fazer cabeças redondas, olhos, narizes… etc. Além disso, esse trabalho é feito na escolinha o que me dá uma dupla liberdade.  Contudo, em casa, pessoas e corpos humanos não são a sua preferência. No domingo encontrei-a a desenhar no papel de cenário que temos na sala e fiz a típica pergunta “O que estás a desenhar”. Olhou para mim com um ar pensativo, como quem diz, que “pergunta essa”, ou “porque é que tenho de estar a desenhar alguma coisa” …. Continuou a desenhar e respondeu “Não sei”. Também gosta de inventar objectos mistos, como as almofadas balão da imagem de cima.

O quadro magnético foi um dos seus pedidos de natal e tem tido muito uso. Ultimamente dou com ela a fazer algo que me remete para os fractais. Começa por dividir o quadro com duas linhas diagonais criando uma cruz. Depois preenche-a com elementos simétricos. É uma invenção dela e tenho pena de não ter fotografado os primeiros pois eram elaboradíssimos, cheios de detalhes. Esta foto ficou uma desgraça, pois tirei-a à noite e com telemóvel, mas não queria desperdiçar mais uma oportunidade.

São tão livres os desenhos das crianças, que as invejo.

4 thoughts on “fractais e outros rabiscos

  1. Os desenhos reflectem o planeta onde vivem as crianças: liberdade total onde tudo é possível e as almofadas voam até ao tecto. E estes registos comprovam-no!

Leave a Reply

