DIY Book Cover | Capa de livro passo a passo

book cover frente

DSC_0403

As I previously said, here is a post with a tutorial for a book cover. You can make for books with hard or soft cover. This is also a good project for beginners.

I use three fabrics with different colors and patterns, but it can be made from one single fabric. You can choose other options for closing. In the book covers above I used elastic (the pink one at the left) and a tape or string (the brown with birds at the right). The tape works by turning it two or three times around the button.

I hope you like it.
***
Como prometido, aqui fica um post com todas as indicações passo a passo para fazer uma capa em tecido para livro (agenda, caderno, etc). Este projecto pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, com ou sem experiência em costura. Funciona em livros de capa dura ou flexível.

Na escolha dos tecidos, optei por combinar tecidos de cores e padrões diferentes, mas também pode ser elaborado com um único tecido.Podem ser usadas muitas outras formas de fechar. Nestes dois utilizei um elástico (no da esquerda) e um fio (no da direita). O fio funciona enrolando-se duas ou três vezes no botão.

Espero que gostem. Qualquer dúvida, estou cá para responder.

book cover 2

Materials|Materiais:

Measuring tape, scissors, pins, sewing machine, matching thread and hand needle. |
Fita métrica, tesoura, alfinetes, máquina de costura, linha a condizer e agulha manual.

Outer fabric | Tecido para o exterior

Inner fabric | Tecido para o interior

Tabs fabric | Tecido para as abas

Button  |  Botão 

Elastic or tape | Elástico ou fita

book cover 1  book cover 3

First measure your book with it closed | Comece por tirar as medidas do caderno com ele fechado

Cut the fabric, with an extra 1,5 cm (~0,5 in.) for sew allowances | Corte o tecido, com cerca de 1,5 cm de margem para as costuras

book cover 3a

For the tabs, use the measure of the page, and subtract 1 to 2 cm (7/16 to 3/4 of in.) to the large | Corte o tecido das abas com a largura da página, menos 1 a 2 cm

book cover 4 book cover 5

Make a hem in one of the ends of each of the tabs: make a small fold with 0,5 cm (1/4 in.); press well or iron; make a second fold and press again.

Faça uma baínha num dos extremos das abas: primeira dobra com cerca de 0,5 cm; vincar bem com o dedo ou com ferro; segunda dobra e vincar novamente.

book cover 6

Pin and sew | Colocar alfinetes e costurar

book cover 7

Place the tabs over the inner fabric, all with right sides facing up. NOTE: in the image the tabs height is bigger than the inner fabric, only to make it easier to visualize and follow the instructions in this tutorial. But they shall measure the about the same as the inner and outer fabrics.

Coloque as abas sobre o tecido interno, todos com a face voltada para cima. NOTA: na imagem as abas são maiores em altura que o tecido interno, apenas para facilitar a sua visualização nestas instruções. Na verdade as abas deverão ter a mesma altura que o tecido interno e externo.

book cover 8

Place the outer fabric with Right Side facing down | Coloque o tecido exterior com a face voltada para baixo

book cover 9

If using elastic be sure to place both ends at the sew. 

Se utilizar elástico, certifique-se de que as duas pontas ficam presas na costura.

book cover 10

Pin to hold the fabrics toghether, and sew around the blue line, leaving a gap of about 5 cm (2 in.) for turning.

Colocar alfinetes para segurar os tecidos e costurar ao longo da linha azul, deixando uma abertura de cerca de 5 cm para virar.

book cover 11    book cover 12

Cut the corners and the extra fabric all around if needed | Corte os cantos e corte o tecido a toda a volta, se necessário

book cover 13

Turn inside out and hand stitch the gap | Virar do direito e fechar a costura (coser à mão)

book cover 14    book cover 15

Press well and top stitch all around | Vinque bem todas as costuras e faça uma costurar a toda a volta para melhorar o acabamento

book cover 16

Place the button, being carefull not to stitch the tab
Coloque o botão, tendo o cuidado de não coser o tecido da aba

Your cover is ready to use | A capa está pronta a usar

And I would love to see your project done | E claro, gostaria muito de ver os vossos trabalhos

GuardarGuardar

GuardarGuardar