DIY Book Cover | Capa de livro passo a passo

book cover frente

DSC_0403

Como prometido, aqui fica um post com todas as indicações passo a passo para fazer uma capa em tecido para livro (agenda, caderno, etc). Este projecto pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, com ou sem experiência em costura. Funciona em livros de capa dura ou flexível.

Na escolha dos tecidos, optei por combinar tecidos de cores e padrões diferentes, mas também pode ser elaborado com um único tecido.Podem ser usadas muitas outras formas de fechar. Nestes dois utilizei um elástico (no da esquerda) e um fio (no da direita). O fio funciona enrolando-se duas ou três vezes no botão.

Espero que gostem. Qualquer dúvida, estou cá para responder.

As promised, here is a post with a tutorial for a book cover. You can make for books with hard or soft cover. This is also a good project for beginners. 

I use three fabrics with different colors and patterns, but it can be made from one single fabric. You can choose other options for closing. In the book covers above I used elastic (the pink one at the left) and a tape or string (the brown with birds at the right). The tape works by turning it two or three times around the button. 

I hope you like it.

book cover 2

Materiais | Materials:

Fita métrica, tesoura, alfinetes, máquina de costura, linha a condizer e agulha manual | Measuring tape, scissors, pins, sewing machine, matching thread and hand needle

Tecido para o exterior | Outer fabric

Tecido para o interior | Inner fabric

Tecido para as abas | Tabs fabric

Botão | Button

Elástico ou fita | Elastic or tape

book cover 1  book cover 3

Comece por tirar as medidas do caderno com ele fechado | First measure your book with it closed.

Corte o tecido, com cerca de 1,5 cm de margem para as costuras | Cut the fabric, with an extra 1,5 cm (~0,5 in.) for sew allowances.

book cover 3a

Corte o tecido das abas com a largura da página, menos 1 a 2 cm |For the tabs, use the measure of the page, and subtract 1 to 2 cm (7/16 to 3/4 of in.) to the large.

book cover 4 book cover 5

Faça uma baínha num dos extremos das abas: primeira dobra com cerca de 0,5 cm; vincar bem com o dedo ou com ferro; segunda dobra e vincar novamente.

Make a hem in one of the ends of each of the tabs: make a small fold with 0,5 cm (1/4 in.); press well or iron; make a second fold and press again.

book cover 6

Colocar alfinetes e costurar | Pin and sew

book cover 7

Coloque as abas sobre o tecido interno, todos com a face voltada para cima. NOTA: na imagem as abas são maiores em altura que o tecido interno, apenas para facilitar a sua visualização nestas instruções. Na verdade as abas deverão ter a mesma altura que o tecido interno e externo.

Place the tabs over the inner fabric, all with right sides facing up. NOTE: in the image the tabs height is bigger than the inner fabric, only to make it easier to visualize and follow the instructions in this tutorial. But they shall measure the about the same as the inner and outer fabrics.

book cover 8

Coloque o tecido exterior com a face voltada para baixo | Place the outer fabric with Right Side facing down

book cover 9

Se utilizar elástico, certifique-se de que as duas pontas ficam presas na costura.

If using elastic be sure to place both ends at the sew. 

book cover 10

Colocar alfinetes para segurar os tecidos e costurar ao longo da linha azul, deixando uma abertura de cerca de 5 cm para virar.

Pin to hold the fabrics toghether, and sew around the blue line, leaving a gap of about 5 cm (2 in.) for turning.

book cover 11    book cover 12

Corte os cantos e corte o tecido a toda a volta, se necessário | Cut the corners and the extra fabric all around if needed.

(É aconselhável experimentar no caderno antes de cortar) | (Try it out in your book before cutting)

book cover 13

Virar do direito e fechar a costura (coser à mão) | Turn inside out and hand stitch the gap

book cover 14    book cover 15

Vinque bem todas as costuras e faça uma costurar a toda a volta para melhorar o acabamento | Press well and top stitch all aroud

book cover 16

Coloque o botão, tendo o cuidado de não coser o tecido da aba | Place the button, being carefull not to stitch the tab

A capa está pronta a usar | Your cover is ready to use

E claro, gostaria muito de ver os vossos trabalhos | And I would love to see your project done

Advertisements

6 thoughts on “DIY Book Cover | Capa de livro passo a passo

  1. Apesar de ser mesmo leiga, achei as instruções muito claras!
    E gostei muito do resultado.
    Um dia, talvez me aventure ;-)