Discussão Transgénicos | GMO

Acabo de ler a notícia de que o parlamento vai discutir projecto de lei para proibir transgénicos. Amanhã. Vou cruzar os dedos, mesmo sabendo que não vai servir de nada.
Desde que fui vendo o alentejo cada vez mais invadido de culturas com placas que as identificam por meio de um número de código, fazendo-se acompanhar da devida marca (milho de marca, porque o milho já não pertence à natureza!!!), vou acompanhando os movimentos anti-transgénicos, anti-OGM, como quisermos chamar-lhes, e entretanto li um comentário muito interessante de um leitor do Facebook e que passo a transcrever, pois parece-me muito esclarecedor:

A maioria de vocês provavelmente sabem disso, mas para explicar a todos que são novos neste assunto de OGM… existem 3 tipos de OGM. Se existem outros tipos não sei mesmo sobre eles. Portanto, para aqueles de vocês que gostariam de saber o que os três tipos são leia abaixo.
————-
O primeiro tipo de cultura OGM é chamado de “toxina Bt” (milho, soja, algodão). Estas culturas são geneticamente modificados para conterem um pesticida tóxico embutido e a produzi-lo constantemente em todos os momentos e células.
Quando insetos tentam comer essa cultura de OGM, os seus estômagos explodem e eles morrem. Estas culturas são registrados como pesticidas com a EPA, e acabamos os literalmente comendo nos nossos pratos…
————-
O segundo tipo de OGM é chamado de “Roundup Ready” (pronto para “Roundup”). A cultura foi geneticamente modificada para resistir ao “Roundup”, que é um herbicida. Podemos pulverizá-los com todo o herbicida que queremos (2,5 milhões de toneladas por ano), e o cultivo simplesmente não morre. Infelizmente, tudo o resto ao redor morre, sim. Miniocas, insetos, todas as ervas daninhas ricos em nutrientes, as bactérias benéficas no solo, etc. penetra a planta e não lavando não sai. O problema nisso é que há um produto químico no Roundup chamado de “glifosato”, que destrói as nossas bactérias intestinais também. 70% do nosso sistema imunológico se encontra lá. Sem as bactérias do intestino, os nossos corpos não produzem triptofano. Sem triptofano, o nosso corpo não metaboliza serotonina. Sem serotonina, o nosso corpos não consegue mias regular o açúcar no sangue. Diabetes custa ao estado norte-americano 279 bilhões de dólares dólares por ano. Só para colocar isso em perspectiva, 514 bilhões de dólares é o gasto em todos os problemas de saúde combinados nos EUA, incluindo câncer. A projeção é que em 13 anos não haverá mais dinheiro para qualquer outro cuidado de saúde nos EUA que não seja diabetes. Não terão mais um sistema de plano de saúde.
————-
O terceiro tipo de OGM é uma cultura que não contém um pesticida injetado. Em vez disso, ele é geneticamente modificada para uma característica desejada que são simplesmente injetadas via genes, Porém o problema é que há dois promotores em cada extremidade dos genes. A função destes promotores é de acordar genes. Estamos preocupados que estes promotores poderiam acabar acordando genes nos corpos dos nossos filhos. Todos nós temos genes de câncer latente… ou talvez até mesmo doenças raras que nunca são destinadas a acordar. Mas com estes promotores, quem sabe o que pode acontecer? Não houve nenhum teste que pesquisou isso. E porque, de repente, é o câncer que virou o assassino número um dos nossos filhos? Este é um ataque.

(Postado em inglês por March Against the FDA , USDA and EPA) “

Não aprofundei, nem pesquisei a congruência científica sobre os dados relatados, nem me vou dar a esse trabalho, pois a maioria da “ciência” está cada vez mais ao serviço de (diria mesmo comprada por) grandes grupos económicos que fazem uso da natureza e da agricultura para enriquecer. O que posso dizer é que a descrição me faz tanto sentido…

Amanhã cruzem os dedos comigo ♥

Advertisements

4 thoughts on “Discussão Transgénicos | GMO

  1. Passa-se no Alentejo e nos campos do Vale do Mondego!
    O que andaremos todos a comer?
    São grande negócios que desrespeitam a Natureza e desprezam a nossa saúde!
    E cada vez temos menos opções a preços razoáveis, pelo menos nos cereais!

    • É verdade. Quando estudamos a fundo a questão dos cereais, parece que vamos dar a um corredor cheio de portas fechadas. O arroz está carregado de pesticidas, o milho só me deixa dúvidas, o trigo não sendo OMG já nada tem a ver com o grão original de há dezenas de anos atrás e a cada dia que passa aumenta o número de intolerantes ao gluten…

  2. O meu Deus é assustador. Cada vez mais acho que o meu dinheiro é muito bem empregue em produtos orgânicos. Como ficou a discussão do projecto-lei? Espero que não tenha passado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s