Félix

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

(This is a post in Portuguese, presenting our new family member, Félix, and promoting the incredible work of the dog shelter were we adopted him. Needless to say we are absolutely in love ♥)

Em Agosto ganhamos coragem e fomos visitar o canil municipal de Évora. Não é fácil visitar o canil. Somos recebidos por várias dezenas de latidos diferentes, mas todos com o objetivo de atrair a nossa atenção e umas festinhas. Escolher um pode ser uma tarefa dura, pois implica deixar 40 para trás, todos com personalidades únicas. O canil de Évora é um sítio incrível, que recebe apoios de vários voluntários, a diversos níveis, onde os peludos de vários tipos recebem todos os cuidados que necessitam. E isso sente-se no carinho que os bichos têm pelos humanos que os visitam. Apresar do trabalho fantástico que desenvolvem, o espaço é pequeno para os, cada vez mais, cães e gatos que são acolhidos. O trabalho de promoção da adopção também é incansável, sendo muitos dos cães adoptados por famílias de países estrangeiros.
No canil fomos muito bem recebidos e aconselhados. A disponibilidade para conhecermos os cães, podermos relacionar-nos com eles, sentirmos o “click”, é estimulada, pois o objectivo é que nenhum animal seja devolvido. Muitos destes já têm histórias de abandono suficientemente difíceis.

O Félix chegou há duas semanas às nossas rotinas e é “melhor que a encomenda”. Paciente, meigo e delicado. Escuta-nos com atenção e observa tudo com mil olhos, procurando compreender e fazer parte das rotinas e da família no seu melhor. Não ladra dentro de casa, e apesar do seu grande porte, o seu tamanho não se faz sentir no apartamento. A sua grande descoberta foi a praia onde dá grandes saltos e corridas, e onde revela a sua energia. Gosta de encontrar peixes, conchas, algas e escavar buracos (uma arte nova, que domina cada vez melhor). Percebemos pelas suas reacções que quase tudo é uma novidade: barulho de motas, autocarros, bicicletas, televisão! Mas rapidamente se adapta. Adora brincar com cães e receber festinhas alheias, concerteza herança do canil. E em casa, festas e mimos é coisa que não lhe falta. Parece-nos feliz na sua nova vida. E nós também estamos. Para as crianças é uma espécie de magia que lhes aconteceu.

Se puderem, passem pelo canil, de Évora (ou qualquer outro – são centenas por todo o país), passem palavra, apoiem a adopção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Advertisements